Qual o melhor protocolo? Leia até o final este artigo para saber.
Quem utiliza prótese parcial removível ou dentadura observa diversos problemas no dia a dia. Desde uma dificuldade na mastigação até a baixa auto estima.
O tratamento com a prótese dentária tipo protocolo dá mais qualidade de vida e estética ao paciente. Com ela o paciente volta a sorrir e seu serviço é executado com excelência.
Vamos entender então o que é um protocolo e qual o melhor do mercado!
O que é um protocolo odontológico?
Trata-se de um modelo de prótese que se destina a substituir completamente os dentes da arcada. Portanto, é usado em casos em que o paciente perdeu todos os dentes da arcada dentária.
O protocolo odontológico é responsável por repor os dentes perdidos de forma a garantir o retorno da estética e funcionalidade que os dentes exercem anteriormente, além de proteger as gengivas dos danos decorrentes de sua exposição a alimentos e etc.
Este dispositivo protético é fixado a implantes, que podem aparecer em diferentes quantidades, e normalmente são aplicados 4 a 6 implantes para fixá-los com segurança e eficácia.
Em contraste com outras próteses completas, como as próteses que apresentam problemas de estabilidade, o fato do protocolo ser fixado em implantes garante alta resistência, dando ao paciente mais confiança na realização das ações diárias, garantindo assim uma qualidade de vida ao mesmo.
Essa ação acontece porque os implantes estão presos ao osso, o que os faz permanecer estáveis ao comer, falar e, principalmente, sorrir.
Pode também, tal como os seus implantes, ser de diferentes materiais, de forma a garantir ao paciente a possibilidade de escolher entre um tratamento mais estético ou um tratamento mais económico.
Quais os benefícios do protocolo implante?
O protocolo odontológico é fixado nos implantes, portanto um dos pré-requisitos para sua colocação é que os implantes já tenham sido instalados. Se o paciente não tiver nada, deve ser colocado.
Se o paciente tiver que se submeter ao implante, é necessário aguardar a cicatrização do procedimento, o que pode levar vários meses até que ele fique 100% para uma nova etapa do processo. Técnicas modernas tem viabilizado a instação dos implantes seguida da confecção imediata da prótese.
Para isso, o paciente precisa ser avaliado de forma minuciosa para determinar se possui o volume ósseo necessário para o implante.
Se o osso não tiver a densidade necessária para a colocação do implante, o paciente precisará ser submetido a enxerto ósseo para atender ao pré-requisito.
Com relação ao uso do protocolo, as maiores vantagens são:
- Mais qualidade na mastigação e também na hora de sorrir;
- Higienização se torna simples;
- Prevenção de fissuras e feridas na região gengival, que sejam causadas pelas próteses removíveis;
- Boa estética.
Quais são os materiais usados no protocolo implante?
São vários os tipos de materiais que podem ser utilizados para instalação do protocolo. Eles possuem diferentes características e por isso apresentam vantagens de desvantagens em sua utilização.
Resina com estrutura de metal
Este modelo também é mais barato do que outras opções, se compararmos com outros tipos de próteses feitas de resina.
PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.
Clique no Banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.
Neste e-book o prof. mestre João Moretti Jr. explica como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.
Aproveite e baixe agora mesmo.
A resina pode garantir que a aparência seja bem parecida aos dentes naturais. Mas, como tudo na vida, essa prótese também possui desvantagens.
Além disso, a resina é um material muito poroso, por isso acaba absorvendo as partículas com mais facilidade, o que reduz sua resistência às manchas.
Fora este fator, as próteses feitas de resina são mais propensas ao desgaste do que outros materiais, por isso sua vida útil é menor, no entanto, seu custo é reduzido e sua aplicabilidade é muito satisfatória.
Porcelana com estrutura de metal
A porcelana dental é um material conhecido por suas propriedades semelhantes a dentes devido às suas propriedades que se assemelham.
Apesar de ser mais caro que a resina, além de ter alta durabilidade e resistência, garante uma aparência bem interessante..
O material também é altamente resistente ao amarelecimento e manchas, o que faz durar muito tempo.
No entanto, assim como a resina, também é utilizado metal em sua estrutura, e isso ainda causa algumas desvantagens estéticas ao paciente. Além disso, essa estrutura metálica pode causar reações em pacientes alérgicos a componentes metálicos.
Porcelana com estrutura em zircônia
Este modelo é resistente ao amarelamento e possui longa vida útil.
No entanto, o diferencial em destaque deste método odontológico está na estrutura feita de zircônia. Desta forma, o material ajuda que a sua estrutura seja mais discreta do que a metálica.
Outra grande vantagem presente nessa estrutura é o fato de não conter metal, o que o possibilita aos pacientes alérgicos a metais, usarem esse modelo.
O preço mais elevado, a principal desvantagem deste método, que possui várias coisas boas, em seu processo e depois de realizado também.
Qual é o melhor, afinal?
Isso é com você! E vai depender da disponibilidade do seu paciente, assim como da necessidade do mesmo. Mas, tenho uma coisa a te falar, você pode aprender tudo e se tornar referência no mercado.
A fila da prosperidade e do sucesso no mundo odontológico está crescendo e você precisa beber água limpa o quanto antes.
Preciso te informar, que se você deseja ser bem sucedido, ter fila de pacientes e dominar os principais processos da implantodontia, assim como o protocolo implante, você chegou ao lugar certo!
Se inscreva já no Curso de Prótese sobre Implante – PSI online, onde você irá aprender com o Professor Mestre João Moretti Junior, em tempo hábil, muito menor que uma especialização, a ser uma referência no mercado.
Você aprenderá todas as técnicas e ferramentas que você precisa para ser o melhor nesse mercado, ainda que você seja um completo iniciante. E não pense que não, saiba que você merece! Esse é o seu momento.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online é um treinamento desenvolvido Pelo Professor Mestre João Moretti Junior, especialista em Implantodontia, especialista e Mestre em Reabilitação Oral, docente há mais de 10 anos, com atuação em reabilitação e implantodontia.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.