Quer saber quais as desvantagens da prótese protocolo? Então leia este artigo até o final que vamos te contar.
Se você já perdeu algum dente, sabe que a falta da arcada dentária completa traz insegurança ao paciente.
Por muito tempo, essa foi uma realidade de muitos brasileiros que perderam seus dentes durante as fases da vida e, por anos, se sentiram inseguros com o seu sorriso.
Uma das reabilitações modernas e considerada segura é a prótese protocolo (para saber qual melhor protocolo, clique aqui). Segundo especialistas, ela é eficaz na reabilitação de pacientes que perderam todos os seus dentes.
Geralmente possui 12 dentes em sua composição, que são mantidos por uma estrutura única, parafusadas em 4 ou 6 implantes.
A prótese protocolo tem suas vantagens e desvantagens. Além disso, possui o modelo inferior e o superior, que vai depender de cada paciente, a sua aplicabilidade.
Neste artigo, vamos explicar o que é a prótese protocolo e quais as suas desvantagens no mercado odontológico. Lembre-se tudo vai de acordo com a necessidade do paciente e se realmente se encaixa com o perfil dele.
O que é prótese protocolo?19
A chamada prótese protocolo, trata-se de um dispositivo protético utilizado para substituir os dentes perdidos do paciente para que ele possa ter qualidade de vida.
Por se tratar de uma prótese fixada ao implante, o paciente deve receber implantes. A quantidade de implantes varia de acordo com a disponibilidade óssea e saúde gera do paciente.
Isso permite que o paciente volte a sorrir com confiança e realize suas atividades diárias normalmente sem pavor de perder dentes.
Como a prótese é fixada ao implante, o protocolo da prótese garante a segurança do paciente para realizar a atividade sem o risco de que esta se solte, quando ele estiver “correndo”, por exemplo.
A segurança e o conforto do seu uso são ainda maiores do que se fosse removível.
Mas o que são implantes dentários?
Os implantes são pinos, que geralmente são fixados no osso molar ou na mandíbula, que são os ossos de sustentação da arcada dentária.
Desta forma, atuam como suporte para futuras próteses, ou seja, para próteses, da mesma forma que as raízes são para os dentes.
Podem ser usados para corrigir próteses removíveis unitárias, parciais ou totais. Ou seja, é usado para substituir um ou vários dentes.
Quais os tipos de protocolo?
Atualmente, existem diferentes tipos de próteses protocolo que variam de acordo com o local de instalação (inclusive se quiser saber como realizar a instalação e ajustar a oclusão neste tipo de prótese, clique aqui). Sendo assim, mesmo quando se trata da mesma prótese, elas também são únicas.
Prótese protocolo superior
Uma prótese superior é mantida em um arco superior da arcada dentária. Ou seja, ela substitui os dentes que ficariam na arcada superior do paciente.
Com isso, ela acaba proporcionando assim uma experiência mais prazerosa para o paciente. Porque ajuda o paciente a não correr o risco de sua prótese cair, em alguma eventualidade do dia a dia.
Prótese protocolo inferior
Sabe-se que as próteses inferiores têm um estágio de adaptação mais difícil, principalmente por possuírem relação com a localização da língua, além de resolver situações críticas de movimentação das próteses móveis.
Com isso, é necessário um processo de adaptação especial, ao qual o paciente muitas vezes não consegue ter uma adaptação final.
Desta forma, as próteses protocolo inferior tem suas diferenças, além de vantagens como a confortabilidade que os outros tipos de próteses inferiores possuem.
PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.
Clique no Banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.
Neste e-book o prof. mestre João Moretti Jr. explica como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.
Aproveite e baixe agora mesmo.
Qual é a desvantagem da prótese protocolo?
Infelizmente, como tudo na vida, a prótese protocolo possui desvantagens ao paciente.
Por exemplo, ela não pode ser usada por aqueles pacientes que tiveram perda de dentes, por causa da radioterapia e a quimioterapia.
Mas não é só isso, a limpeza dessa prótese é um pouco mais complicada do que as outras, no entanto, totalmente eficaz se realizado sob orientação do profissional.
Além do mais, caso o paciente deseje esse tipo de procedimento, é necessário que ele possua massa óssea suficiente para instalação do implante dentário.
Atualmente, existem abordagens para situações em que o paciente disponibiliza pouca volume ósseos, tais aboradagens visam evitar enxertias ósseas, mas também, podem ser um recurso utilizado.
Se a limpeza é complicada, como o paciente deve fazê-la?
A higienização da prótese protocolo pode ser um pouco confusa para alguns pacientes devido ao pequeno espaço existente entre a prótese e as gengivas.
No entanto, para evitar esse problema, existem certas precauções para evitar condições ruins de higienização bucal.
Isso é algo fundamental porque doenças podem aparecer, mesmo que o paciente esteja utilizando uma prótese.
A higienização da prótese, deve ser feita da seguinte maneira: o paciente deve escovar e utilizar instrumentos complementares,, dessa forma pode evitar o aparecimento de placa bacteriana e tártaro.
Além disso, o paciente pode usar um jato de água ou uma escova interdental para limpar a área entre as gengivas artificial e natural. Após a escovação, você pode usar enxaguante bucal além de escovar os dentes.
Se o paciente continuar tomando esses cuidados, ele pode prevenir a ocorrência de complicações bucais criadas pela má higiene da prótese protocolo.
Calma, também existem vantagens!
Assim como possui suas desvantagens, possui vantagens consideráveis.
O maior conforto na mastigação é uma delas. Além disso, a fala se torna mais confortável. O processo de integração é mais fácil, assim como, em boa parte, a adaptação do paciente.
Fora isso, a durabilidade é ótima, trazendo consigo uma boa estética. Um dos melhores benefícios é que o paciente fica com menos lesões na boca.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online é um treinamento desenvolvido Pelo Professor Mestre João Moretti Junior, especialista em Implantodontia, especialista e Mestre em Reabilitação Oral, docente há mais de 10 anos, com atuação em reabilitação e implantodontia.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.