3 simples passos para evitar intercorrências em reabilitações com implantes de hexágono externo

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
implante de hexágono externo

Apesar dos implantes de hexágono externo existirem a anos e a sua comercialização aqui no Brasil, ser muito grande, o sistema de retenção da prótese possui falhas, acarretando, intercorrências como: moldagem inadequada, desadaptação da prótese, soltura da prótese e fratura de parafuso.

ebook gratis passo a passo da confeccao de protese protocolo

Neste artigo, vou lhe mostrar 3 simples passos para evitar esses tipos de intercorrências!

Vamos lá?!

1. Primeiro passo:

Nas moldagens de implantes de hexágono externo, use sempre transferente de moldeira aberta, ou seja, aquele transfer que vem junto na moldagem. Desta forma, você evita a alteração da posição do hexágono.

Com o tranfer de moldeira aberta, a mesma posição do hexágono que esta em boca, vem registrada, proporcionando ao técnico um modelo fiel para a confecção da parte metálica e posterior aplicação da cerâmica.

implante de hexágono externo

Veja as fotos do tranfer de moldeira aberta e a coincidência do hexágono do análogo e seu transfer.

transferente de moldeira aberta implante de hexágono externo

2. Segundo passo:

Utilize sempre o componente UCLA para a confecção das prótese em hexágono externo.

A UCLA além de ser um componente barato, facilita a confecção da prótese, pois com a UCLA você confeccionará uma prótese não segmentada, ou seja, diretamente sobre o implante.

Desta forma, você terá a possibilidade sempre da reversibilidade, podendo remover facilmente a prótese ou mesmo, reapertá-la, sem o comprometimento da coroa.

Veja a foto exemplificando uma coroa não segmentada com um parafuso passante.

UCLA para a confecção das prótese em hexágono externo

3. Terceiro Passo:

Uma vez feita a coroa diretamente sobre o implante, ou seja, não segmentada, você tem duas opções de parafuso para a estabilidade desta coroa.

Existem parafusos protéticos em que a sua “cabeça” apresenta um hexágono, nestes parafusos, utilizamos a chave 1.2 hexagonal; e existem parafusos com a “cabeça”quadrada, nestes nós utilizamos a chave quadrada 1.3.

Qual a diferença entre eles:

parafuso para estabilidade da coroa em implante dentário

Nos parafusos hexagonais, nós aplicamos uma força de no máximo 20N. Forças maiores, podem comprometer o encaixe da chave no parafuso, estragando a sua “cabeça”.

Já nos parafusos quadrados, você pode atingir 32N de força no seu apertamento, obtendo assim, um travamento mais forte das próteses.

PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.

Clique no Banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.

Neste e-book eu explico como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.

ebook gratis passo a passo da confeccao de protese protocolo

Aproveite e baixe agora mesmo.

Isto é fundamental, pois a retenção principal das prótese em HE se devem ao travamento bem sucedido do parafuso protético.

Portanto, na instalação das prótese de hexágono externo, dê preferência na utilização de parafuso quadrados, veja as fotos exemplificando os Newtons de força que cada parafuso suporta.

Comparação entre parafusos quadrados e hexagonais

parafusos quadrados e hexagonais implante dentário hexágono externo

implante dentario do tipo hexágono externo

Com apenas essas 3 dicas, você já evitará muitas intercorrências, que costumam acontecer em implante do tipo hexágono externo.

Para mais dicas e passo a passo, para você realizar seus tratamento de prótese sobre implante com mais confiança, conheça nosso Curso de Prótese sobre Implante e veja como podemos te ajudar!

Torne-se um especialista em prótese sobre implante!

Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.

Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizadosfacilitando sua rotina e gerando mais resultados!

O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.

mestre João Moretti Júnior

Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.

Quero conhecer o Curso PSI Online

Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn