A implementação do sistema de escaneamento intraoral está cada vez mais sendo utilizado na pratica odontológica nos últimos anos, devido sua alta facilidade de uso para o profissional e maior conforto para o paciente. A utilização desse sistema permite impressões precisas da cavidade bucal do paciente e ainda evita alguns desconfortos como o de etapas longas para moldagem de transferência de implante, onde exige do paciente uma ampla abertura da boca principalmente nas regiões posteriores, assim como o incomodo gerado pelo material de moldagem, principalmente para aqueles que tem maior sensibilidade em região do palato, apresentando maior reflexo de vômito, engasgos é até de asfixia3,52.
Estudos mostraram que o escaneamento intraoral é preferido quando comparado ao método convencional. A utilização do sistema CAD (desenho assistido por computador) CAM (manufatura assistida por computador) trouxe novas perspectivas e excelentes resultados.
A vantagem no escaneamento direto, só se faz presente, se o sistema possuir um análogo digital do implante instalado, disponível nas bibliotecas virtuais existentes, caso contrário, o escaneamento poderá ser realizado, a barra metálica poderá ser impressa, mas não existirá um modelo físico do caso, necessitando, a realização de uma moldagem de transferência da barra, a fim de produzir um modelo de trabalho, para a finalização do caso.
Etapas Clínicas
Com os minipilares instalados, parafusamos os SCANBODYS. Os Scanbodys substituem os transferentes, para realização do escaneamento. Cada componente, tem o seu Scanbody específico.
Neste escaneamento, utilizamos o 3Shape.
Feita a digitalização, e envio ao laboratório, o protético especializado no Software, busca o análogo digital na biblioteca virtual e executa a impressão do modelo de trabalho, para encaixe dos análogos.
Recebemos o modelo de trabalho com a base de prova e rolete de cera, para registro e seleção dos dentes.
PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.
Clique no Banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.
Neste e-book explico como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.
Feito o registro, o técnico segue para a montagem de dentes, conforme escolhido. Provamos os dentes na base de prova. Uma vez verificado e validado a seleção e montagem dos dentes, o técnico copia a posição destes com um silicone e com a referência da posição dos dentes, é esculpida a barra. Note, que a barra é feita em função da posição dos dentes, favorecendo o posicionamento das retenções que melhoram a estabilidade dos dentes de acrílico.
Realizamos em seguida, uma nova prova dos dentes, só que agora, sobre a barra.
Após essa nova prova, encaminhamos para acrilização da prótese.
Essa sequência reabilitadora, prioriza a confecção da barra em função da posição dos dentes. A barra, pode ser feita pela técnica da cera perdida, ou pode também ser fresada.
Atualmente, existem materiais que podem substituir o metal da barra e até mesmo a prótese pode ser toda em cerâmica.
Veja a figura a seguir, exemplificando a confecção de um protocolo realizado em zircônia.
Acesse o conteúdo completo do nosso curso e você verá tudo que o preparamos para te facilitar nas reabilitações implantossuportadas.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.