Quando se trata de saúde bucal, sem dúvidas uma das principais preocupações gira em torno dos dentes, o maior destaque dentro da boca e os responsáveis pela mastigação, conversação, um pleno sorriso e fundamental para a auto estima de todos.
Sendo a porta de entrada para se apresentar ao mundo, uma característica muito observada e que pesa na aceitação consigo mesmo, ter segurança e achar o sorriso bonito, além de ter uma estrutura dentária funcional, é algo indispensável na vida das pessoas.
Todavia, muitos não possuem uma formação dentária resistente ou sofreram perdas significativas ao longo do tempo, algo muito comum na população adulta e principalmente na mais idosa.
Fatores como este, despertam a busca por recursos que renovem as estruturas dentárias, tanto do paciente que precisa de uma solução, como dos profissionais dentistas que buscam especialização na área. E é aqui que entra a prótese dentária e sua eficácia funcional.
E para te contar um pouco mais sobre esse recurso, separamos esse material para te explicar tudo sobre a prótese dentária, para que entenda o seu papel, importância e ainda qual a mais indicada, de forma a mudar a vida do paciente e do profissional operante.
O que é a prótese dentária?
Para saber qual a prótese dentária mais indicada e como é feita essa classificação, primeiramente é preciso saber o que exatamente é esse recurso, pois ainda que muitos tenham ouvido falar ou sabem um pouco sobre, sempre há confusão em relação ao uso.
A prótese dentária é uma espécie de possibilidade para recuperar a perda dentária, de forma a atuar como um recurso que, a partir de um implante, restabelece o sorriso e a funcionalidade da arcada dentária, renovando por completo toda essa estrutura.
Todavia, a prótese dentária possui tipos e que vão depender da escolha do paciente e do que é necessário para o seu caso, variando de acordo com os modelos existentes. Uma das principais diferenças nessa escolha começa pela prótese dentária móvel ou fixa.
Na primeira, trata-se de uma prótese que é possível a sua remoção para higienização e colocar novamente. Dentro desse tipo, podemos restituir apenas alguns dentes perdidos ou todos.
Na segunda, diferente da prótese dentária removível, a fixa, será instalada sobre dentes ou implantes e não será removida pelo paciente, favorecendo um conforto e segurança maior para essas pessoas.
Quais os benefícios de usar uma prótese dentária?
Outro ponto importante antes de saber qual a prótese dentária mais indicada é entender quais os benefícios do seu uso, afinal, vai muito além da necessidade de restituição de alguns dentes perdidos, mas por toda a melhoria que proporciona na qualidade de vida e bem estar do paciente.
Como primeiro benefício tem-se as melhorias na mastigação, visto que os dentes têm papel direto na digestão dos alimentos, já que começam esse processo por meio da trituração. Assim, retomar a estrutura completa com todos os dentes ajudará e muito o organismo.
Por outro lado há também melhorias ao falar, já que muitas palavras dependem dos dentes para serem expressadas, fazendo com que a prótese dentária melhore e muito a sua dicção. Além disso, os dentes voltarão a ficar alinhados e no seu devido lugar.
Por fim, esteticamente falando, não podíamos deixar de fora a autoestima, que depende muito do boca, do sorriso e de toda essa estrutura, em que a prótese dentária além de todo esse papel funcional, será responsável por voltar com a alegria no rosto do paciente.
Qual a prótese dentária mais indicada?
Finalmente, a prótese dentária mais indicada terá relação primeiramente com as necessidades daquele paciente e do que espera para suprir as suas expectativas, além de considerar o material, funcionalidade e adaptação daquela prótese dentária naquele caso.
Após toda a análise clínica e odontológica, a primeira escolha levará em conta a característica da prótese dentária ser fixa ou móvel e a situação óssea e gengival do paciente.
Nos casos em que o paciente busca conforto e autoestima, a fixa tem vantagens. Agora, para àqueles que buscam investir menos dinheiro, as móveis ganham mais destaque. Todavia, são as fixas que proporcionarão muito mais estabilidade e preservação dentária.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.