Se você quer entender o que é prótese sobre implante então leia este artigo até o final que vamos explicar.
Alguns dos principais recursos odontológicos existem não apenas para proporcionar conforto, mas também para servir a finalidades estéticas. É o caso, por exemplo, das próteses e implantes, muito utilizados pelos brasileiros.
O Conselho Federal de Odontologia garante: o número de implantes dentários tem crescido no Brasil:
Isso representa, naturalmente, uma oportunidade para que dentistas e profissionais da área busquem especializações e conhecimentos que possibilitem aproveitar essa onda, sobretudo em soluções inovadoras e ainda pouco exploradas pelo mercado.
É o caso, por exemplo, da prótese sobre implante. Um recurso poderoso e que pode representar ganhos significativos para profissionais capacitados com esse tipo de conhecimento.
Este é o assunto do nosso artigo. Fique conosco até o final e confira nosso Guia Completo.
Prótese sobre implante: o que é?
É um procedimento odontológico que auxilia pacientes na substituição de dentes ausentes, perdidos nas mais diversas circunstâncias e com as quantidades mais variadas.
A prótese, portanto, é um dente artificial que, neste caso específico, é colocado no implante dentário. O resultado pode ser compreendido a partir de duas palavras-chave: conforto e estética.
O paciente passa a se mastigar melhor, enquanto também tem uma aparência que lhe devolve a autoestima e a boa imagem de si mesmo.
Mas, para entender melhor o que é prótese sobre implante, vale a pena investigarmos a diferença entre este último tipo de implanta e a prótese normal.
Prótese normal e sobre implante: existe diferença?
A prótese normal consiste na implantação de um dente artificial na raiz dos dentes de uma pessoa. Esse tipo de prótese pode ocorrer quando há integridade na raiz e na estrutura óssea de sustentação dos dentes.
Em contrapartida, a prótese sobre implante serve para pessoas que já não gozam dessa integridade, justamente porque sua estrutura óssea de sustentação dos dentes precisa ser auxiliada por um implante.
O implante consiste em materiais resistentes, geralmente metal, inseridos no osso maxilar, de modo a fazer às vezes das raízes dos dentes.
A prótese sobre implante é a colocação de dentes artificiais (prótese) na estrutura resistente fixada no maxilar (implante).
Prótese sobre implante: quem pode fazer?
Ela é destinada para pessoas que enfrentam dois dramas complexos, embora distintos: a perda de dentes pelas mais diversas razões, e o enfraquecimento das raízes que dão sustentação aos dentes.
Pessoas que não enfrentam o enfraquecimento das raízes dentárias não precisam dessa modalidade de prótese, já que o procedimento tradicional já conseguiria resolver o problema de forma bastante satisfatória.
Em quais casos a prótese sobre implante deve ser usada?
Ela deve ser usada, portanto, em casos bastante específicos, mas muito comuns nos consultórios odontológicos. Dentistas, de forma geral, precisam buscar especializações e cursos nesse sentido, justamente para conseguir atender o maior número de pessoas possível.
Vantagens do Procedimento
As vantagens são muitas. Em primeiro lugar, destaca-se que esse tipo de procedimento tem um impacto na estética dos pacientes, devolvendo a autoestima e a qualidade de vida.
Ao mesmo tempo, a facilidade de remoção também chama a atenção, dando mais flexibilidade ao uso e não gerando problemas em caso de necessidades.
Para o paciente, a adaptação à prótese sobre implante é muito mais fácil do que no caso de dentaduras, por exemplo.
Manutenção
A manutenção não costuma representar grandes dificuldades, embora, por representar um procedimento cirúrgico, alguns cuidados devem ser tomados.
O primeiro ano após o procedimento ser realizado, deve-se marcar consultas regulares ao dentista. O que, para este profissional, é uma ótima oportunidade financeira. A partir do segundo ano, no entanto, a janela entre as consultas pode ser aumentada.
A radiografia também deve ser utilizada como um instrumento de apoio para verificar a evolução do quadro, bem como realizar comparações do antes e depois.
Como fazer a higienização ?
A higienização é uma educação que deve ser proporcionada pelo profissional dentista ao paciente, já que o sucesso do procedimento depende em partes da higienização realizada nos meses subsequentes.
Entre as novas práticas adotadas, deve-se evitar, por exemplo, roer unhas e abrir objetos com a boca, já que esse tipo de ação pode impactar negativamente as próteses, acabando por fazer necessária uma substituição.
Curso sobre prótese sobre implante: onde fazer?
Se você é um profissional dentista e deseja tornar-se um especialista em na área, há um curso ideal para você.
O Curso de Prótese sobre Implante PSI Online , reúne as principais descobertas da área para, de forma didática, deixar claro como o procedimento deve ser conduzido pelo profissional.
Entre os conteúdos abordados, estão:
- Sequência correta do tratamento reabilitador;
- Bases científicas do procedimento;
- Compartilhamento de experiência clínicas;
- Planejamento reverso;
- Conexões protéticas;
- Seleção de componentes;
- Moldagem;
- Uso das cerâmicas;
- Possibilidades reabilitadoras em cada caso.
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
O Curso PSI online é um treinamento desenvolvido Pelo Professor Mestre João Moretti Junior, especialista em Implantodontia, especialista e Mestre em Reabilitação Oral, docente há mais de 10 anos, com atuação em reabilitação e implantodontia.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.