Hoje vou tirar uma dúvida muito comum que os alunos e quem está começando a realizar reabilitações de prótese sobre implante têm!
Qual kit protético devo comprar?
Existem diversas marcas disponíveis hoje em dia.
A primeira coisa que você tem que saber é que não existe uma marca ideal… todas possuem vantagens e alguma desvantagem.
É verdade!
A escolha correta leva em conta, custo-benefício, material de qualidade, confiança, suporte técnico, rapidez na entrega, enfim, são fatores que você deve levar em consideração junto com a sua utilização e praticidade, e isso tem que ser de uma forma intuitiva e simplificada, para que você conheça realmente o sistema e entenda as opções protéticas disponíveis.
Vejo muitos profissionais julgando uma marca ou outra, sem conhecer a fundo o produto, sem ler sobre ou até mesmo, pedir ajuda para o suporte técnico.
Independente da marca, existem instrumentos, os quais nós chamamos de chaves protéticas, que são mais utilizados e eu vou te contar quais são.
A chave protética mais utilizada na implantodontia é chave Hexagonal 1.2. Essa chave, não pode faltar no seu kit, pois com ela você removerá alguns tapa-implantes, manipulará cicatrizadores, trasnferentes e até parafusos protéticos de instalação das próteses.
Outra chave Hexagonal que você deve ter em seu kit é a chave 0.9. Utilizada exclusivamente para inserção e remoção de tapa-implantes, esta chave apesar de estar caindo em desuso (sendo substituída pela 1.2), ainda será útil para você, pois você encontrará tapa-implantes que só poderão ser removidos com ela.
A terceira chave essencial é a chave Quadrada 1.3. Diversos parafusos protéticos de instalação das próteses, possuem a cabeça quadrada, principalmente nos implantes de hexágono externo. Esta chave é mais robusta e com ela, podemos aumentar o torque aplicado na finalização da prótese.
Veja a fotografia comparando as chaves 1.2 Hexagonal e 1.3 Quadrada.
As últimas duas chaves essenciais são: a chave para Oring e para MiniPilar.
Com essas chaves, você resolverá casos de Overdenture e Protocolo, respectivamente.
Veja a foto delas.
Finalizando o seu kit fundamental, você terá que ter um Torquímetro, para aplicar a força recomendada pelo fabricante em cada determinado parafuso utilizado.
É claro que você pode e deve complementar seu kit, essas chaves que te apresentei, são as mais comuns. No entanto, se você utilizar um sistema específico, por exemplo Neodent, você deverá ter a chave Hexagonal 1.6, se usar o sistema Arcsys da FGM, você deverá ter a chave Hexagonal 1.4. Esses são exemplos, que te mostram a especificidade de cada marca. No entanto, a maior parte das marcas tem em seu portifólio, componentes, que necessitarão das chaves 1.2 e 1.3, como lhe mostrei.
Agora sim, você já sabe quais chaves protéticas, não devem faltar no seu kit.
Para mais dicas e passo a passo, para que você possa realizar seus tratamento de prótese sobre implante com mais confiança, inscreva-se em nosso curso e veja como podemos te ajudar!
PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.
Clique no Banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.
Neste e-book o prof. mestre João Moretti Jr. explica como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.
Aproveite e baixe agora mesmo.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.