As reabilitações com próteses dos tipo protocolo, estão cada vez mais sendo procuradas, primeiro por causa da grande oferta de profissionais que realizam implantodontia, segundo, porque é uma reabilitação que proporciona maior segurança e conforto para os pacientes, além de aumentar a potência mastigatória.
No entanto, para realizar a reabilitação de forma adequada, existem passos que devem ser estabelecidos para que possamos obter maior assertividade e longevidade.
Vamos enumerar agora, a sequência correta para que você possa executar esse tipo de reabilitação.
Primeiro passo:
Os exames sanguíneos, radiográficos ou tomográficos do seu paciente, são imprescindíveis, pois eles compõem o planejamento global. A estratégia correta para execução da cirurgia, além de diminuir o tempo cirúrgico, proporcionará ao seu paciente um atendimento personalizado e uma experiência confortável de tratamento.
Segundo passo:
Uma análise minuciosa da linha de sorriso e condição dos dentes remanescentes.
Nesta etapa, preste muita atenção à linha de sorriso, será um dos discernimentos que te orientarão a realizar ou não, osteotomia. Lembrem-se a prótese do tipo protocolo é uma prótese dento-gengival. Se não realizada a osteotomia, além de ter exposição de área rosa, você pode invadir o espaço funcional livre, dando ao paciente a sensação de “boca cheia”.
Terceiro passo:
Moldagens inicias e montagem em articulador semi-ajustável.
Esta etapa, lhe proporcionará uma correta montagem de dentes, levando em consideração o esquema oclusal de seu paciente.
Observe que além de restabelecermos a Dimensão vertical de oclusão correta, demarquei para o técnico, o volume ósseo a ser removido.
Quarto passo:
Agora sim, com as próteses já encaminhadas, me proporcionando por exemplo, um guia cirúrgico, nós realizamos a remoção dos dentes e instalação dos implantes e minipilares, já podendo inclusive, realizar a moldagem de transferência. Em outro artigo, vou exemplificar, como fazer essa moldagem de forma correta.
Quinto passo:
Prova da prótese, com a barra e montagem de dentes.
Graças a tomada prévia da Dimensão vertical de oclusão, podemos provar diretamente, a barra com os dentes montados.
Na prova estética e funcional, verificamos o esquema oclusal e a estética. Estando tudo de acordo e o paciente validando, as próteses agora, seguem para a acrilização.
Sexto passo:
Instalação das próteses e ajuste oclusal.
Utilizando esta sequência reabilitadora, você evitará muitas intercorrências e a resolução dos seus casos se dará de forma muito mais rápida!
PASSO a PASSO da Confecção de Prótese Protocolo.
Clique no banner abaixo para baixar um e-book Grátis com o Passo a Passo de como confeccionar a Prótese Protocolo.
Neste e-book eu explico como substituir uma prótese parcial removível inferior por prótese fixa do tipo protocolo e confeccionar uma prótese total superior.
Aproveite e baixe agora mesmo.
Torne-se um especialista em prótese sobre implante!
Inscreva-se hoje mesmo no Curso PSI Online (curso de prótese sobre implante) e torne-se um especialista em prótese sobre implante.
Entenda a sequência correta e os instrumentos utilizados, facilitando sua rotina e gerando mais resultados!
O Curso de Prótese Sobre Implante – PSI online, foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica, para capacitar os cirurgiões dentistas a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais sobre o curso PSI Online.
Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.