Segundo dados levantados pela CFO(Conselho Federal de Odontologia), atualmente existem no Brasil 67.401 Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica, com dados atualizados em 27/11/2022.
Isto significa, que existem cerca de 12 clínicas odontológicas para cada cidade brasileira, sendo 5.570 municípios no total . Porém, não é essa a realidade já que metade delas está concentrada na região sudeste do Brasil. Juntos, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somam 34.227 clínicas de odontologia.
Ainda, a pesquisa da CFO que é atualizada todos os dias revela a concentração de profissionais em alguns estados do Brasil, mostrando que a concorrência pode ser um grande fator para falta de clientes nas clínicas.
Além da concorrência, são muitos os fatores que podem determinar o sucesso de uma clínica odontológica: profissionais, equipamentos, gestão, localização, valores e a estratégia para fidelização de clientes.
Neste momento, deve estar se perguntando “o que oferecer no consultório odontológico para atrair mais clientes?”, a resposta está neste artigo.
20 erros que não podem acontecer em um consultório odontológico
Antes de falar o que oferecer no consultório odontológico, precisamos falar o que não pode acontecer de forma alguma em sua clínica. Se você não comete esses erros, já está com meio caminho andado para o sucesso. Confira quais são eles:
- Sair de máscara e luvas na recepção;
- Deixar o paciente sair com o rosto sujo;
- Colocar o refletor ou fotopolimerizador nos olhos do paciente;
- Atrasar a consulta e deixar o paciente esperando;
- Agendar o horário errado ou ficar desmarcando consultas;
- Conversar assuntos de um paciente na frente de outro paciente;
- Ficar cobrando clientes que já pagaram;
- Repetir procedimentos simples ou de emergências;
- Deixar o alta rotação jorrar água no nariz ou pescoço do paciente;
- Atender com a vestimenta suja e ambiente sujo;
- Demonstrar falta de segurança em um procedimento;
- Prometer um resultado e não cumprir;
- Deixar terceiros entrarem no consultório durante o atendimento;
- Fazer perguntas pessoas que deixam o paciente desconfortável;
- Colocar o sugador na garganta do paciente;
- Passar informações contraditórias;
- Explicitar que só determinados profissionais podem resolver alguma questão odontológica do paciente;
- Ficar tendo conversas paralelas ou chamando outros profissionais da clínica durante o atendimento;
- Demonstrar desconhecimento sobre o tratamento do paciente;
- Demorar para dar retorno de algo solicitado pelo paciente.
Dicas do que oferecer no consultório odontológico para fidelizar clientes
Saber o que oferecer no consultório odontológico para manter seus clientes pode te deixar alguns passos à frente de seus concorrentes. Veja a seguir o que fazer para fidelizar seus pacientes:
Crie programas de indicação ou campanhas de fidelização
Faça com que seus atuais clientes te tragam novos clientes. Ao mesmo tempo que você fizer isso, pode fidelizá-los ao lhes oferecer uma vantagem por indicar seus serviços.
Você pode oferecer descontos em procedimentos, brindes ou dar procedimentos complementares de graça.
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Diversifique as formas de pagamento
Uma ótima maneira de manter seus clientes é oferecer meios de pagamento variados como Pix, cartão de crédito/débito e boleto bancário. Adquira um software de gestão que permita enviar lembretes de cobrança e faça a baixa e identificação automática de pagamentos, assim você evita cobranças indevidas e constrangimentos desnecessários.
Facilite o agendamento de consultas
Além da marcação de consultas por mensagens ou ligações, ofereça aos seus pacientes a possibilidade de agendamento em um site ou aplicativo bastante intuitivos. Essa autonomia pode facilitar e muito a comunicação.
Aceite convênios e faça parceria com empresas
Aceitar diferentes convênios pode garantir a regularidade de um paciente em sua clínica. Enquanto em muitos casos a pessoa faria apenas um procedimento, com certeza ela irá retornar por ter seu plano odontológico atendido em seu consultório.
Você também pode oferecer descontos em sua clínica para os colaboradores que façam parte de uma empresa parceira.
Construa uma marca forte
Utilize cores, símbolos e frases que remetam ao seu consultório. Assim, toda vez que seu paciente receber um e-mail, ver um post ou receber uma mensagem irá se lembrar de você.
Dessa forma, você cria uma associação e um vínculo com seu cliente.
Invista nas inovações de equipamentos e procedimentos
Busque estar sempre atento às novidades da área. Seus profissionais devem estar sempre se especializando e inovando em procedimentos mais assertivos.
Ofereça canais de comunicação acessíveis para seu público
Mantenha seus clientes sempre perto de você e facilite com que entrem em contato. Seja por mensagens, telefonemas, e-mails, redes sociais, chatbot no site ou mais.
Pratique um atendimento humanizado
Conhecer seu público e manter um bom relacionamento com eles é muito importante. Se mostre solicito, tire todas as dúvidas, busque chamá-lo pelo nome, esteja presente enviando e-mails em datas especiais, avise quando as consultas estiverem se aproximando, converse com eles e ligue de vez em quando para saber como estão após uma consulta. Isso faz muita diferença!
Tenha um consultório limpo e organizado
Seus pacientes precisam se sentir confortáveis e seguros em seu consultório. Um ambiente com má higienização pode demonstrar falta de profissionalismo e assustar seus clientes fazendo com que eles não voltem nunca mais.
Além disso, a organização é essencial, seus clientes precisam ver que você consegue encontrar informações sobre seu tratamento e consultas de forma ágil, sem passar nenhuma hesitação e demonstrar desconfiança sobre qualquer assunto relacionado ao paciente.
Dica extra: tenha uma especialização
Anteriormente, você aprendeu o que oferecer no consultório odontológico para fidelizar clientes, agora você entenderá o que fazer para atrair novos clientes.
O maior segredo para sua clínica atrair clientela é ter dentistas com especializações em serviços que possuem alta procura por pacientes, mas que não tem muitos profissionais que ofertam. Este é o caso da Prótese sobre Implante.
Se você ainda não oferece atendimento nesta área em sua clínica e não se sente seguro no assunto, um curso online de Prótese sobre implante pode ser a chave para o sucesso do seu consultório.
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O curso PSI online foi desenvolvido através de embasamento científico e experiência clínica do professor mestre João Moretti Junior, nele são trabalhados conceitos e é fornecido sequências reabilitadoras para cada caso explicadas de forma detalhada.
São 307 minutos de muito conteúdo de forma prática e objetiva, onde é visto o entendimento, através do planejamento reverso, das diferentes conexões protésicas (hexágono externo, hexágono interno e cone-morse), seleção de componentes, moldagem, uso das cerâmicas e possibilidades reabilitadoras em cada caso (unitário, prótese parcial, protocolo e overdenture).
O prof. Moretti é graduado pela UNICAMP, especialista em Implantodontia, especialista e Mestre em Reabilitação Oral e pós-graduado pelo Marc Institute de Miami. Além de ser docente com mais de 10 anos de experiência em cursos de graduação e pós-graduação e mais de 20 anos de experiência clínica.
Moretti ainda ministra e coordena cursos de Pós Graduação no Brasil, possui diversos artigos publicados e é autor do livro “Materiais de Moldagem e Técnicas de Moldagem no dia a dia Clínico”, pela editora Napoleão/Quintessence.
Este curso é um dos mais completos do mercado e foi feito por quem realmente entende do assunto. Você verá que oferecer no seu consultório odontológico procedimentos de prótese sobre implante irá atrair novos pacientes rapidamente. Se inscreva agora mesmo para se tornar um cirurgião dentista capacitado a planejar e executar reabilitações em Prótese Sobre Implante.
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Professor João Moretti Junior (Crosp 76.323), graduado pela UNICAMP, Especialista em Implantodontia, Especialista e Mestre em Reabilitação Oral, Pós Graduado pelo Marc Institute – Miami. Docênte com mais de 10 anos de experiência em Cursos de Gradução e Pós Graduação. Mais de 20 anos de experiência clínica, Ministra e Coordena Cursos de Pós Graduação no Brasil.